sexta-feira, 26 de março de 2010

Dia de Ramos na Igreja Luterana de RP

O culto da Igreja Luterana do próximo domingo, 28, vai lembrar o "dia de ramos" - celebração litúrgica histórica que lembra a "entrada triunfal" de Jesus em Jerusalém para participar da festa da Páscoa dos judeus e na semana da sua morte.

O dia, o texto bíblico tem muito a ver com a tradição histórica do Cristianismo e a vivência da fé hoje.

Se você quer conhecer mais sobre o "dia de ramos", venha ao nosso culto, a partir das 9h.  A Palavra de Deus, a pregação, a música, a Ceia vão levar os participantes a um momento íntimo com o Rei Jesus.

Hosana ao Rei!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Informações aos nossos visitantes


INFORMAÇÕES PARA OS NOSSOS VISITANTES

Visitar uma Igreja pela primeira vez normalmente causa certa apreensão. É o novo, o diferente, o desconhecido. Nós, da Igreja Luterana de Ribeirão Preto (Congregação Cristo Para Todos), entendemos isso, e queremos que a sua presença seja facilitada o quanto mais possível. Nosso propósito é que você se sinta à vontade em nosso meio e nos esforçamos para que isso aconteça.

> O QUE DEVO ESPERAR DE MINHA VISITA À IGREJA DE VOCÊS?
Isso depende de vários fatores, como as suas expectativas e objetivos. De qualquer forma, nós queremos que você se sinta à vontade em nosso meio e tenha um ambiente adequado de culto a Deus. Somos um grupo pequeno (umas 50 pessoas) e nos esforçamos para que nossos visitantes de sintam à vontade e cultuem conosco com alegria e proveito.
A seguir, algumas informações sobre a nossa Igreja que podem ser úteis para você.

> ONDE VOCÊS ESTÃO?
A Igreja Luterana de Ribeirão Preto fica na área oeste da cidade (quase na confluência com a área norte). O bairro é o Parque das Figueiras. Ele é essencialmente residencial, familiar, tranquilo.  As crianças costumam andar de bicicleta pelas ruas ou jogar futebol no canteiro que divide a rua da Igreja (Guido Zanello) com a avenida Luiz Galvão César.  Na esquina ao lado da nossa tem um quadra de esportes.
Nossa sede fica a poucos metros da área verde (fundos) do clube de lazer Magic Garden’s.  Também estamos localizados a apenas cerca de 500 metros do Anel Viário que circunda toda a cidade de Ribeirão.
Além de muita área verde à nossa frente, você encontra paradas de ônibus próximas e bastante espaço para estacionamento.  Caso precisar, existem a poucos metros do nosso templo restaurantes, locadoras de vídeo, farmácia, supermercado, loja de material de construção, e muito mais.
Nosso templo está pintado com um tom "amarelado" e fica na via lateral da avenida Luiz Galvão César (rua Guido Zanello, 1440). Se você vem do centro, é o prolongamento da avenida D. Pedro I (uns 1.500 metros depois da fábrica da Coca Cola). Para acessar a rua lateral, entre à direita na primeira rotatória que você encontrar após o supermercado Savenaggo (uns 600 metros). Se você estiver vindo pelo anel viário de Ribeirão (por exemplo: Sertãozinho, Oeste, ou Franca, Norte), também vai usar essa rotatória. Vindo neste sentido, um pouco antes dela rotatória você pode ver o templo à sua esquerda, em frente a uma fileira de pés de eucalipto e em frente ao bairro Parque das Andorinhas.
Se você vem de coletivo do centro, são duas as opções.
1. Rota 237, Vila Abranches/Lagoinha. Desça logo depos da primeira rotatória após o mercado Savegnago da Luiz Galvão César (à sua esquerda). A igreja é visível à sua direita, no outro lado da avenida, em meio a uma fileira de eucaliptos (uns 70 metros). Veja o itinerário: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/transerp/central/i0237.htm

2. Rota 137, Lagoinha/Ipiranga. Essa rota tem sua parada mais próxima perto da rotatória da Luiz Galvão César que fica depois do mercado Savegnago. São cerca de 100 metros até a igreja. Veja a rota: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/transerp/central/i0137.htm

Nota 1: Essas linhas saem ou passem pela rodoviária central de Ribeirão Preto, no centro antigo da cidade.
Nota 2: Para retorno, o local de embarque é o mesmo mas o nome da "linha" pode ser diferente", por causa do sentido inverso.
Nota 3: Veja no mapa do nosso blogue a nossa localização.  Com ele você pode localizar onde estamos com mais facilidade.

> QUE TIPO DE CULTO VOCÊS TEM?
A Igreja Luterana de Ribeirão Preto é filiada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil, fundada em 24 de junho de 1904. Seguimos orientações teológicas, litúrgicas e pastorais desta Igreja. Como você pode ver, temos uma longa história (que na verdade começou em 1517, com a Reforma Protestante). Assim, mantemos uma tradição litúrgica histórica, mas sempre com o foco no presente. Nosso ambiente de culto é contemporâneo, com um ambiente bastante informal e interativo, ordens litúrgicas sempre focando a atualidade e canções que mesclam o passado e o presente.

> QUANTO TEMPO DURA O CULTO?
A duração do culto depende de vários fatores, especialmente dos elementos inseridos na liturgia (como Batismo, Recepção de novos membros, participação das crianças, Momento dos Aniversariantes, etc.). Procuramos não ir além de 1h e 15 minutos. Todavia, alguns membros permanecem na Igreja bem mais tempo, tomando cafezinho ou água gelada, conversando, organizando os materiais utilizados.

> POSSO LEVAR MEUS FILHOS?
Com certeza! Eles também são bem-vindos em nosso meio. Encorajamos o culto familiar. Mas vamos além: oferecemos um momento de “culto infantil” durante o culto regular: a Escola Bíblica Infantil. Professores preparados procuram levar para as crianças de 4 a 12 anos a Palavra de Deus por meio de diversas ferramentas. Mas se a sua opção for a de manter as crianças com você no culto regular, não tem problema!

> VOU SER CAPAZ DE ACOMPANHAR O CULTO?
Com certeza! Toda a ordem litúrgica (ou ao menos boa parte dela) é projetada em telão ou impressa, para que você possa acompanhá-la com facilidade. As letras das músicas são projetadas ou estão impressas em hinários à disposição. Da mesma forma, você pode acompanhar as leituras bíblicas usando uma das Bíblias oferecidas. Informações adicionais para o bom acompanhamento do culto podem ser dadas por um músico ou o pastor.

> VOCÊS PEDEM OFERTAS?
Não fazemos apelos. Nossa compreensão das ofertas é evangélica, ou seja, a pessoa oferta com base em uma disposição que brota do seu coração, da fé, e não porque alguém pede ou “obriga” ou busca alguma bênção divina. Todavia, mantemos dois sistema de ofertas. Um é o mensal. Normalmente participam dele os membros que desejam colaborar na manutenção e expansão do trabalho (são as "ofertas mensais").  O outro momento de oferta acontece durante todos os cultos (são as ofertas semanais, realizadas a cada culto).  Assim, se você se sentir motivado a ofertar durante o culto, vai ter um momento para fazer isso.  Este momento será indicado pelo pastor ou oficiante do culto.  Você será bem-vindo a ofertar e sem que alguém da Igreja interfira em seu ato de alguma forma.  Assim, se você deseja ofertar a Deus, prepare-se e junte-se aos que levam a sua oferta ao altar no momento adequado.

> VOCÊS TEM COMUNHÃO (SANTA CEIA)? POSSO PARTICIPAR?
A Igreja Luterana de Ribeirão Preto celebra a Ceia em todos os seus cultos. Cremos que ela é um gracioso e maravilhoso presente de Deus.
Cremos, também, que nosso Senhor convida à sua Ceia todos aqueles que: a) creem em Jesus como Salvador; b) creem que o corpo e o sangue de Cristo estão verdadeiramente presente no pão e no vinho; c) desejam evitar o pecado em sua vida; d) creem que Deus oferece perdão, renova a fé e aumenta no coração do comungante o amor a ele e aos seus semelhantes.
Cremos, ainda, que a Ceia não é apenas um memorial, mas uma celebração de caráter sacramental (um sacramento instituído por Deus). Por isso, procuramos instruir crianças e adultos na fé cristã antes de participarem da Comunhão, a fim que saibam o que é a Ceia e o que ela opera espiritualmente. Assim, se você tem alguma dúvida sobre a sua participação, converse com o pastor antes do culto.

> VOCÊS TÊM SESSÕES DE CURA OU LIBERTAÇÃO?
Não. Cremos que Deus, em sua onisciência e seu poder, pode operar cura e poder independentemente da ação humana e a qualquer hora. Todavia, sempre intercedemos em favor dos que sofrem dores físicas ou emocionais, os idosos, os abandonados, os desempregados, etc. Também oramos em favor dos casais, das famílias, das instituições, do nosso País.
Se você deseja que algum assunto seja incluído em nosso momento de oração, por favor informe o pastor antes do culto.

> O QUE POSSO ESPERAR DA IGREJA LUTERANA DEPOIS DA MINHA VISITA?
Ficamos felizes com a sua visita. E gostaríamos de ver você novamente. Além do culto, temos outras oportunidades para a sua participação, como estudos, grupos para instrução cristã, eventos especiais. Entre em contato para detalhes.
Você também deixar seu e-mail para receber notícias nossas com regularidade.
Além disso, você também pode solicitar que o pastor lhe faça uma visita, em dia e horário e local previamente combinados. Entre em contato com ele pessoalmente, por e-mail ou telefone.

Nota: Se você tem alguma dúvida relacionada com quem é e crê a Igreja Luterana, entre em contato com o pastor antes ou ao final do culto, ou por e-mail: igrejaluteranarp@gmail.com