quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Liberdade e Bom Senso

     O atentado contra os cartunistas franceses também levantou o assunto sobre os limites da liberdade de expressão. As charges da Revista Charlie Hebdo, antes desconhecidas à maioria, surpreendem pela forma obscena, injuriosa e ofensiva contra políticos e religiosos, governos e religiões, pessoas e entidades. Evidentemente que o pior tipo de injúria é tirar a vida de um ser humano, mas o fato merece reflexão. E se não há dúvida de que é melhor viver num lugar onde há liberdade política e religiosa, por outro, num regime democrático há direitos e deveres. No Brasil discute-se muito a questão dos direitos humanos quando percebe-se que os maus têm mais garantias do que os bons e a impunidade corre solta enquanto a justiça caminha omissa e lentamente.   

     Liberdade é assunto predileto do apóstolo Paulo em suas cartas bíblicas. Numa delas escreve: "Alguém vai dizer 'Eu posso fazer tudo o que eu quero'. Pode, sim, mas nem tudo é bom para você" (1 Coríntios 6). A polêmica nesta questão é sobre certos alimentos proibidos à fé dos cristãos judeus e permitidos à fé dos cristãos gentios. Paulo recomenda cuidado no uso da liberdade para não ferir o jeito de vida dos outros. É o caminho do bom senso: "O que isto pode provocar, o bem ou o mal?".

     Por outro lado, quando há tantos fanáticos, psicopatas, pessoas maldosas, enfim, gente disposta à violência por qualquer coisa, a liberdade de expressão em certos momentos é questão de vida ou de morte. É claro, as vezes é preciso pagar o preço para testemunhar a verdade e a justiça, tanto que a palavra "testemunha" vem do termo grego "mártir". Jesus, no entanto, nunca pediu aos seus seguidores para serem advogados nem guerreiros dele, apenas testemunhas do seu amor. Ele mesmo disse a Pedro que cortou a orelha do soldado: "Você não sabe que, se eu pedisse ajuda ao meu Pai, ele me mandaria agora mesmo doze exércitos de anjos?" (Mateus 26.53). Já tinha dito no Sermão do Monte: "Bem-aventurados os pacificadores".
Marcos Schmidt
Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil