quinta-feira, 12 de junho de 2014

COPA, PAIXÃO e AMOR



Qual a diferença entre a paixão e o amor? É o tempo de validade. A esfuziante alegria da torcida de futebol acaba num instante em furiosas vaias. A louca ternura dos namorados desvanece igual as rosas frescas colhidas do jardim. A ciência explica: A paixão mexe nos neurônios igual às drogas e influencia em atitudes irrefletidas. Por isso os crimes passionais. O lado bom deste ardor humano é que a vida sem paixão perde a graça semelhante à comida sem sal, pimenta, alho, cebola... Por isto a necessidade do tempero, do equilíbrio, da sensatez. E aí entra o amor. Porque amor é razão. Quando nos apaixonamos pela Copa no Brasil faltou-nos a razão - o amor por aqueles que padecem nos hospitais, nas escolas, nas cidades violentas e confusas. É claro, estamos agora enamorados, em lua de mel. Mas quem vai pagar a conta da festa do casamento?

Em contrapartida, a Bíblia fala que o amor é paciente e bondoso, não é ciumento, nem orgulho, vaidoso, grosseiro e egoísta. Diz que o amor não fica irritado, não guarda mágoas, não se alegra com a desgraça alheia, nunca desiste mas suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno (1 Coríntios 13). Naturalmente que isto não é humano. Mas é uma camiseta divina que pode ser vestida como a da seleção brasileira. Escreve Paulo: "Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo" (Gálatas 3.27). Estas qualidades são as virtudes deste amor racional. 
E assim a fé - esta concedida pelo Espírito Santo - não depende das emoções, dos sentimentos, das experiências, dos milagres. Nem dos fracassos. Só depende do amor, do amor de Cristo. Ainda bem, porque se o amor de Cristo fosse pura paixão - igual ao amor de novela e de torcida - então nem adiantaria a fé. Pensando nisto tudo, estranho estes tempos de esperança na promissora tecnologia, enquanto as insensatas paixões crescem em pé de igualdade. É um mundo que precisa do Amor.


pastor luterano
marsch@terra.com.br