quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A famosa vaquinha.

 Quem nunca fez a famosa vaquinha? Sim, aquele combinado entre amigos de dividir a conta. Todos pagam juntos. Pode ser a conta do churrasco, a conta da pizzaria, a conta da praia. A vaquinha, sinônimo de rateio, é o valor da conta dividida pelo número de amigos. Simples. Fácil. Dá certo!

 E não é que a famosa vaquinha saiu das rodas de amigos e invadiu gabinetes, estatais e a cúpula política de nossa nação? Sim, a vaquinha tomou conta! Afinal, quem é que vai pagar os oitenta e oito bilhões (BILHÕES!) de reais que foram roubados da Petrobrás? Sem falar no rombo dos cofres públicos, compra superfaturada de refinaria no EUA, o déficit bilionário de 2014 na economia brasileira e os desvios nas obras da Copa do Mundo! Grande contraste com os escândalos milionários de propinas e corrupção.
   E qual foi a solução apresentada por nossos líderes recém eleitos? Vaquinha! Sim, bem ao contrário das promessas de eleição. “Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça” (Provérbios 29.4). A vaquinha é perigosa. Leva à desgraça do trabalhador honesto que tem que entrar na vaquinha para pagar pelo rombo da corrupção. “Um país sem orientação de Deus é um país sem ordem” (Provérbios 29.18). Faltam princípios e orientação. Não para resolver os rombos nos cofres, mas para evita-los.
Então fica a dica: quando você for abastecer o seu carro, lembre-se que você está na vaquinha. Quando você for surpreendido pelo valor da energia elétrica, lembre-se que você está na vaquinha. Quando você se espantar com o valor do supermercado, lembre-se que você está na vaquinha. Bom, pelo menos a vaquinha com os amigos era divertida. Que Deus cuide das famílias brasileiras, especialmente das que vão precisar abrir mão de muitas coisas para pagar a famosa vaquinha.
Pastor Bruno A. Krüger Serves