quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Heróis sem capa


                Que pena que a gente cresce. Como era inocente, feliz e agradável o pequeno mundo que girava ao redor de nossa infância. Nossos problemas eram do tamanho de nossa estatura. Bem diferente das responsabilidades que hoje as crianças crescidas têm em seus ombros. Não havia contas a pagar, uma casa para administrar, vidas sob sua responsabilidade, conflitos a resolver. Uma época onde a criançada brincava pelas ruas, tomavam água direto da torneira e onde os pais precisavam chamar os filhos para entrar em casa ao anoitecer, todos sujos e suados. Tempos que não voltam.

       Nesta época mágica e divertida, havia um herói. Alguém que tinha todas as respostas e explicações. Alguém que tinha o poder de resolver todos os problemas. Seu colo era como uma blindagem contra todos os males e medos. Sua simples presença inspirava segurança e cuidado. Mas aquela doce época passou. As crianças cresceram e, com elas, seus medos e preocupações. E aos poucos, o herói foi mostrando-se vulnerável. Não tinha todas as respostas. Não resolvia tudo. Não era blindado. Mesmo assim, em nossas memórias mais doces da vida lá está ele. O herói sem capa. O herói que saia cedo e voltava tarde. O herói que enfrentava as madrugadas geladas e as tardes escaldantes. O herói que ofereceu carinho, amor, proteção, segurança, educação, valores, exemplo. O herói chamado pai. Marcante nos tempos que mais sentimos falta.
    Conheço um outro Herói. Um Herói sem capa. Os soldados de Pilatos até colocaram uma capa vermelha e uma coroa de espinho nele, mas ele foi crucificado sem capa. “Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus” (2 Coríntios 5.21). Jesus é o Herói da Salvação, do perdão, da reestruturação de qualquer vida e família. Viver unido com Jesus, o Herói sem capa, é olhar para os pais e ver neles heróis enviados por Deus para acalmar, proteger, ensinar. Os heróis sem capa agem em nome do Herói sem capa, e nem se dão conta disto.

   Então fica a dica: em nossas mais doces lembranças estão os heróis sem capa, os nossos pais. Heróis que também carregam seus medos, aflições, preocupações. Heróis que precisam de Herói. Jesus é Deus Ressuscitado que quer cuidar de nossas gerações, salvar pais e filhos, para que no céu multipliquem-se as doces sensações da infância. Venham, vamos louvar ao Herói dos heróis. A Comunidade Luterana 'Cristo para Todos' de Ribeirão Preto quer orar pelos heróis sem capa neste Domingo, às 9h.  Um Feliz Dia dos Pais. 

Adaptado de Pr. Bruno Serves (bruno.eliane@bol.com.br) por Fernando Eler