sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reflexão: Vida sem graça


*Márlon Hüther Antunes
A vida perdeu a graça! Já ouvi de muitas pessoas esta frase; daquelas desiludidas, com sentimento de fracasso, doentes, abandonadas e falidas. Vida sem graça é a realidade daqueles que a desgraçam no submundo das drogas – lícitas ou ilícitas – aos que fazem da vida alheia mero produto de chantagem ou troca – a vida perdeu o valor – a graça de ter o tão sonhado veículo é responsável pela desgraça de a cada 15 minutos levar mais uma vida. Qual é a graça da vida? Muitos levam a vida sem graça.
Depois de uma vida de conquistas e fartura, o Sábio Rei Salomão concluiu: “É ilusão, é ilusão (...) Eu tenho visto tudo o que se faz neste mundo e digo: tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento” (Eclesiastes 1.2,14). Quando a graça da vida se resume ao que o vento pode trazer e levar, certamente a desgraça comprovará que tudo é ilusão! Assim acontece com a economia, saúde e beleza, o que agora é motivo de rir a toa, pode ser em breve uma piada sem graça. Os exemplos estão aí, ao nosso redor, por mais que queiramos ignorá-los não deixam de serem fatos: Onde a violência e o orgulho imperam a desgraça faz morada (Ezequiel 7.10).
Cadê a graça da vida, aquela que impulsiona a traçar metas, a viver feliz apesar das instabilidades, a levantar depois da queda, a evitar as mazelas que escravizam, a jamais desistir? O Apóstolo Paulo viveu os dois lados em busca da graça: Perseguiu e correu atrás, perdeu noites de sono e a razão, cumpriu leis, ritos e tradições. Até perceber, assim como o Sábio Salomão, que a graça da vida não tem seu fim no que se pode fazer, conquistar, ou tocar. A graça é um presente, uma vida sem presente, é uma vida sem graça; o sentido da vida tem como meta este presente.
Diante da economia precária, saúde debilitada, beleza alterada com as marcas da idade, solitário, com fome ou na fartura, é na graça/ presente de Deus que o Apóstolo encontra motivos para viver feliz em toda e qualquer situação (Filipenses 4.12): A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco” (2ª Coríntios 12.9). Vida sem graça é viver sem rumo certo, é encontrar na morte, no previsível o fim. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva” (Romanos 3.24). A graça da vida é perceber que Deus sempre nos concede o presente. A vida não é uma piada, mas tem muita graça. Abra seus olhos para o presente!
*É Teólogo e Pastor da Igreja Luterana em Maceió

domingo, 14 de agosto de 2011

Igreja Luterana de RP celebra 15 anos

A Igreja Luterana de Ribeirão Preto, Congregação Cristo Para Todos, celebrou no domingo, 14 de agosto, 15 anos de fundação.  Para marcar a data, a Igreja realizou um culto especial e uma confraternização em sua sede.
Durante o culto, foram veiculados dos vídeos. O primeiro, mostrando imagens da história da Congregação. No segundo, dois membros fundadadores deram seu depoimento sobre os primórdios da Igreja.
O pregador do dia foi o pastor Gilson Persike, de Limeira, SP. Ele enfatizou que um templo simboliza a presença de Deus, e que o Criador convida as pessoas a ouvirem a sua Palavra.  O templo é um local por excelência da proclamação da voz de Deus, que é dirigida para todos os seres humanos. 
A parte musical da celebração foi dirigida pela banda Despertai, também de Limeira.  Ao todo, a banda dirigiu o louvor em cerca de 15 músicas.
O pastor Osmar Schneider, Conselheiro do Distrito Bandeirante, trouxe a saudação do Conselho Distrital e da sua Congregação, de Pires, Limeira.
No final, os cerca de 50 participantes da celebração participaram de uma confraternização. Além disso, tiveram a oportunidade de adquirir objetos de artesanato preparados pelas mulheres da Congregação.
(Em breve, mais imagens da celebração)