terça-feira, 2 de agosto de 2011

Reflexão: A droga do medo

A droga do medo
“Faça uma oração para espantar as más energias de agosto”, sugere um colunista esotérico no Portal Terra. É o jeito que alguns encontram para o medo que aflora neste “mês do azar”. Mas que não resolve – igual à droga, o anestésico. O resultado é semelhante ao drama de Amy Winehouse. Isto porque o vício da superstição é dependência que desperdiça a vida e conduz à tragédia. O Evangelho deste próximo domingo – que será lido em muitas igrejas – é bem oportuno nesta entrada de agosto.
A história de Pedro (Mateus 14.22-33), caminhando sobre as águas, afundando e sendo socorrido por Jesus, seria outro milagre do Senhor se não fossem as palavras: “Como é pequena a sua fé. Por que você duvidou?”. O problema não era o medo da tempestade – aliás, um respeito necessário diante de qualquer perigo. O risco também está na outra ponta, de não ter medo, de uma fé desautorizada. Igual a crença da multidão, fartamente alimentada com cinco pães e dois peixes, que pensou ter encontrado a sorte grande. Jesus mandou o povo embora, como que dizendo: vão plantar trigo, vão pescar... Pedro deveria aprender a nadar. Mas, enquanto Jesus dizia “venha”, ele tinha autorização para caminhar sobre as águas e transgredir as leis da natureza.
Pedro só afundou porque não acreditou na lei do amor. O discípulo João, que testemunhou tudo, mais tarde escreve: “Aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo” (1 João 4.19). O apóstolo Paulo explica que nada pode nos condenar “Pois foi Cristo quem morreu, ou melhor, ressuscitou e está à direita de Deus. Ele pede a Deus em favor de nós” (Romanos 8.34). Por outro lado, o Salvador adverte: “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Tenham medo de Deus...” (Mateus 10.28). Lembra isto para alertar contra a audácia humana de ser o salvador de si mesmo. Pedro foi esperto ao aceitar a mão estendida de Jesus.
Pastor Marcos Schmidt, Novo Hamburgo, RS

domingo, 31 de julho de 2011

Igreja Luterana tem almoço comunitário

A Igreja Luterana de Ribeirão Preto realiza atividades especiais também nos quintos domingos do mês em que ele figurar.
Hoje, 31 de julho, foi realizado um almoço comunitário na sede na Igreja.
Participaram cerca de 20 pessoas.
O "cardápio" do dia foi churrasco, arroz, mandioca, saladas e sobremesas.
Antes, aconteceu um culto, no qual foi reafirmada a autoridade da Palavra de Deus.
Veja algumas fotos do encontro no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Igreja-Luterana-de-Ribeir%C3%A3o-Preto-SP/216527035046648