segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Advento - Comunicando a Vida sempre!

“Eu os guiarei e os levarei até as fontes de água” (Isaías 49.10 - NTLH/SBB)

Nas encostas do Monte Hermão, na fronteira de Israel com o Líbano, estão as nascentes do Rio Jordão. Descendo a região montanhosa, essas preciosas águas vão distribuindo vida até formar o Mar da Galiléia (Também chamado de Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré), onde pessoas, animais e plantações desfrutam da vida que essas águas trazem consigo. Após o Mar da Galiléia, o Rio Jordão segue seu curso por mais 110 km, indo desaguar no Mar Morto, a quase 400 metros abaixo do nível do mar, onde não há nenhum sinal de vida.

Esse fenômeno do Rio Jordão ilustra bem o que a IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) quer comunicar ao longo deste novo Ano Litúrgico que iniciamos nesta primeira semana do Advento: Assim como o Monte Hermão continuamente vai fornecendo as precisas águas que formam o Rio Jordão, que distribuem vida por onde passam, Deus, em sua infinita graça, em Cristo Jesus e pela ação do seu Santo Espírito,  continuamente, através dos meios da graça (Sua santa palavra e os santos sacramentos – Batismo e Santa Ceia) derrama a Vida eterna que Jesus conquistou com seu sacrifício na cruz do Calvário. 

Diante dessa manifestação graciosa de Deus, a IELB poderá ter duas posturas: Ela poderá ser como o Mar da Galiléia que recebe as preciosas águas do Rio Jordão, usufrui da vida que elas trazem e depois as passa adiante para que outros também as recebam e usufruam da vida que elas carregam consigo; ou poderá ser como o Mar Morto que recebe aquelas preciosas águas, não usufrui da vida que elas trazem e, o que é pior, não permite que elas sigam a diante, tudo termina ali.

Ciente disso, a IELB, neste novo ano, quer trabalhar a temática do seu planejamento IELB 2014: A Igreja Comunica a Vida, com o enfoque Comunicando Sempre – Jesus, a fonte da água viva!

Com este lema a IELB quer reconhecer que a Vida é um dom de Deus, que vem do alto, assim com descem as águas do alto do Monte Hermão; que esta Vida nos é dada continuamente através dos meios que Deus instituiu para esta finalidade (Palavra e Sacramentos), pois Deus Espírito Santo age em nós através destes meios; que estes meios precisam ser usados mais e mais, pois trazem consigo a Vida que Jesus conquistou e que Deus pode e quer nos oferecer; que a Igreja pode e deve ser como o Mar da Galiléia que recebe a Vida, usufrui dela em sua plenitude e depois a passa adiante para que outros também e recebem e desfrutem dela eternamente.

Portanto, 2104 será um ano em na IELB se falará muito de ação. Da ação de Deus que continuamente vem até nós e nos traz a Vida, e da ação da Igreja que usufrui desta Vida e continuamente a comunica ao mundo que está no abismo da morte. Falaremos enfaticamente sobre o Espírito Santo, sobre sua ação através dos meios da graça, sobre os dons que Ele concede aos cristãos para serem instrumentos que levem esta Vida ao mundo.

2014 será o ano em que a IELB também lançará e divulgará seu novo planejamento, o Planejamento IELB 2018, o qual terá uma nova filosofia, não mais enfatizando o que a igreja pretende colher, mas o que a igreja pretende plantar. Ou seja, a ênfase não mais estará na colheita mas na semeadura da palavra, na distribuição da Vida através dos meios da graça. Os alvos da igreja neste novo planejamento não mais apontam para resultados, mas para ações bem definidas, bem concretas, que visam despertar e mobilizar a igreja para que ela seja sempre como o Mar da Galiléia que recebe a vida que a as águas lhe trazem, usufrui dela em sua plenitude, e a comunica sempre, isto é, a compartilha sempre com o mundo sedento.

O desejo da Direção Nacional da IELB é que 2014 seja um ano de muita Vida. Vida recebida de Deus e Vida compartilhada através do testemunho individual e coletivo.

Abençoado tempo de Advento a todos!
Feliz Natal!
Feliz 2014!

Pastor Geraldo W. Schüler
2º Vice-Presidente IELB

Pr. Geraldo Walmir Schüler –  Vice Presidente da IELB