terça-feira, 3 de maio de 2011

Lançada a etapa 2011 de Meu Templo

A Igreja Luterana de Ribeirão Preto lançou durante o culto do dia 1 de maio a edição 2011 doRP meu templo selo Projeto Meu Templo.  Ele visa mobilizar membros e simpatizantes para colaborarem em mais uma etapa da obra da sede na cidade. 
Desta vez, o foco principal é a construção de mais um banheiro e o acabamento do antigo.  O valor total do projeto é de cerca de 6,500 reais, entre material e mão-de-obra. 
O cronograma previsto para o Projeto é este: 

> 1 DE MAIO: LANÇAMENTO DURANTE O CULTO
> 15 DE MAIO:
DIA ESPECIAL PARA PROMESSA DE PARTICIPAÇÃO, DURANTE O CULTO E ENTREGA DAS OFERTAS
> 1, 8, 15, 22 DE MAIO (e 5 e 12 DE JUNHO, SE NECESSÁRIO): PROMESSA DE PARTICIPAÇÃO DO PROJETO E ENTREGA DAS OFERTAS
> JUNHO / JULHO: OBRAS
> AGOSTO: ANIVERSÁRIO DA CONGREGAÇÃO - LOUVOR A DEUS PELO ANIVERSÁRIO E PELA CONCLUSÃO DO PROJETO

Se você deseja participar desta “obra de fé”, entre em contato pelo telefone 16 3639-2407 ou pelo e-mail igrejaluteranarp@gmail.com

Reflexão: Fanatismo em nome da fé

Fanatismo em nome da fé

*Márlon Hüther Antunes

As notícias da morte de Bin Laden reavivaram as cenas de terrorismo ocorridas na última década. É fato que o desejo de vingança nestes anos, nunca as esqueceram, uma questão de tempo para se “fazer justiça”. Mas com quem está a razão? Ou o direito de em nome da fé ou honra, se trucidem dezenas de milhares de pessoas, como tem sido? Quem são os verdadeiros mártires?

O fanatismo em nome da fé, seja num Deus, propósito, ou ideologia, tem em todos os tempos passado por cima do que é o bem mais sagrado em qualquer tipo de crença: a vida. A história revela tantas atrocidades em nome de uma pseudo-religião, carregada de ideologias e interesses humanos. Começou no Éden e tem colocado todos em risco.

Loucos por guerra santa distorcem valores, manipulam pessoas como fantoches para atrair a honra para si a qualquer custo, privando-as da vida plena. Ignorância e distorção da verdade motivaram as Cruzadas, a Guerra dos camponeses, a perseguição de Hitler - que tentou reescrever a Bíblia com o intuito de eliminar as citações à cultura judaica. Ou do próprio Bin Laden que usou o alcorão para incitar ao terrorismo. Uma regra simples, mas contraditória: tentar pela violência e força da lei, promover a paz. Um grande exemplo de intolerância que nos cerca todos os tempos.

O apóstolo Paulo obcecado pelo farisaísmo judaico confessou: “Eu era tão fanático que persegui a Igreja” (Filipenses 3.6).  O próprio Jesus alertou contra o falso cristianismo: “Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer em meu nome” (Mateus 24.4). “O meu reino não é deste mundo” (João 18.36).

Nestes tempos que vão e que vem de guerra e aparente paz, onde todos são injustos e injustiçados e o desejo de vingança está à flor da pele, todos precisam de um “Conselheiro Maravilhoso, Príncipe da Paz" (Isaías 9.6). Justiça já foi feita, afinal: “Cristo nos libertou para que sejamos de fato livres. Por isso, continuem firmes nessa liberdade e não se tornem novamente escravos" (Gálatas 5.1). Enquanto as armas e interesses forem deste mundo, formando todo tipo de mártir, continuaremos neste caos. O desejo de justiça e a busca pela paz serão mais um capítulo sangrento.

A morte de Bin Laden foi mais uma batalha. Ignoro este tipo de mártir, vivo noutra certeza entre vida e morte: “em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8.39). Nele estou e vivo em paz!

*É Teólogo e Pastor da Igreja Luterana em Maceió,AL