terça-feira, 30 de agosto de 2011

Reflexão: Ansiedade e AVC

Cem mil brasileiros morrem todo ano por acidente vascular cerebral, doença que é responsável por 40% das aposentadorias precoces. A própria Organização Mundial da Saúde alerta que em cada seis pessoas no mundo, uma sofrerá de AVC. Neste Domingo, o técnico Ricardo Gomes foi uma de suas vítimas durante partida de futebol. O nervosismo e a ansiedade para ganhar o jogo, e por tabela, a hipertensão, podem ter cooperado. Aliás, a ansiedade, o mal do século 21, tem sido uma das principais causas de derrame cerebral. Dias atrás o Globo Repórter tratou do crescente quadro da ansiedade em crianças e jovens, e revelou que o maior problema são os pais, que, além de negligentes e com dificuldades matrimoniais, são demasiadamente ansiosos. A reportagem lembrou que é difícil encontrar um adolescente que não se preocupe com a escola, com a família e com a aparência, o problema é quando a preocupação é exagerada.
Mas, como lidar com os desafios quando a vida se transformou numa angustiante partida de futebol? Em tudo é preciso vencer. E os adversários são um time completo e implacável: metas, competitividade, desemprego, dívidas, conflitos familiares, violência, drogas, trânsito, doenças, rejeição, solidão... É um concorrido campeonato da sobrevivência num campo minado de adversários, onde alguns lutam para ficar em primeiro lugar e outros para fugir da zona do rebaixamento.
Será que a vida tem que ser assim, agitada, nervosa, estressante? Já disse Jesus que ninguém precisa ficar ansioso, pois as preocupações não irão encompridar a vida. No lugar disto, deve-se colocar em primeiro lugar o Reino e a vontade de Deus, e todas as outras coisas serão acrescentadas (Mateus 6.25-34). Paulo sublinha esta promessa do Senhor com uma pergunta: Se Deus nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? (Romanos 8.32). Ninguém está livre de preocupações, nem de AVC e de outros males. Importante mesmo é saber viver, viver em todos os sentidos.
Marcos Schmidt
pastor luterano