quinta-feira, 7 de maio de 2015

Harry Potter ou a Bíblia?

Certa vez ouvi um especialista na área dizendo que seria inevitável comunicar sem interatividade. Grandes meios de comunicação precisam interagir com seu público alvo. E vice-versa. Perceba isto nos programas de rádio e televisão. Ouvintes e telespectadores enviando E-mails, Tweets, Whatsapps. Dão opiniões, comunicam algum acontecimento, fazem perguntas.
Mas é na democrática internet que tudo isto torna-se gigantesco. Os sites mais acessados são aqueles que abrem espaço para comentários e manifestações dos leitores. Interatividade. Livre. Diferentes pontos de vista, favoráveis e contras.

       Estes dias me aventurei por estes comentários interativos. Foi em uma notícia do Jornal Zero Hora de Porto Alegre(RS) a respeito da deputada estadual Liziane Bayer, que propôs o ensino no criacionismo como ciência nas escolas gaúchas. Postei minha opinião, dizendo que seria bom a sociedade voltar a falar em valores cristãos.
Fui bombardeado. Ateus manifestando-se agressivamente. Não é apenas questão de não crer. É ter ânsia quando se fala de Deus. É tornar-se agressivo quando se ouve o nome Jesus. É chamar de loucos e idiotas os que creem na criação do universo. Nas palavras deles, preferem ler Harry Potter do que a maior farsa, a Bíblia. A proposta da deputada não vai passar, até porque religião e estado são coisas diferentes. Cada um no seu quadrado.
        Mas fico pensando que é fácil ser ateu. É fácil quando a vida vai bem. Quando o emprego é feliz. Quando os filhos têm saúde. Quando nunca se passou por um hospital. Quando as idas ao cemitério são raras. É fácil ser ateu. Parece coisa moderna, científica, acadêmica, evoluída. Quero ver até onde vai o ateu. Quando seu filho estiver correndo risco de vida. Quando perder o emprego. Quando as constantes idas ao cemitério o fizer pensar no sentido da vida. Quando ele mesmo estiver entre a vida e a morte. Na cama de um hospital, à beira da morte, será que ainda vão preferir alguém que lhes fale de Harry Potter? Ou de alguém que lhes fale daquele que fingiram não existir?
       Jesus, Deus real e Salvador, avisou que assim seria: “Todos os odiarão por serem meus seguidores. Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros. Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará; mas quem ficar firme até o fim será salvo” (Mateus 24.9-13).
       Então fica a dica: é fácil ser ateu quando a vida é tranquila. Ser ateu também é crer. Crer no vazio e no vácuo. Crer que não crê. E, na sua repulsão e aversão à cruz de Jesus, cumprem as palavras de ódio contra os cristãos. E entre Harry Potter e a Bíblia? Ainda prefiro a Bíblia, esta que revela Jesus, um Deus cheio de amor e misericórdia. Um dia será revelado quem fez a escolha correta.
Pastor Bruno A. Krüger Serves - CEL Cristo, Candelária-RS