quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mensagem: O choro do Natal

O choro de uma criança nem sempre é bem vindo; afinal representa desconforto do bebê e a necessidade de alguma ação por parte dos pais. Porém, em um momento especial o choro é esperado e até festejado. Refiro-me a hora do nascimento.

Sou pai de dois belos filhos – um menino de 6 anos (Leonardo) e uma menina de 3 anos (Isabela). Eles têm em comum, além dos pais, o fato de que ambos nasceram prematuros e ambos em parto normal. Foi uma aflição muito grande ver o pequeno Leonardo nos braços do médico sem esboçar muita reação. Após uma e outra intervenção da pediatra ele deu um pequeno choro – que apesar de minúsculo, trouxe grande alívio! As horas posteriores ao nascimento continuaram tensas, mas o alívio e a alegria daquele pequeno choro nos fortaleciam, pois era o som de quem lutava pela vida. Nataldj16

Quanta alegria traz o choro de uma criança recém-nascida! Fico imaginando o que representa esse som para as mamães. Depois do esforço e da dor do parto aquele buáááá estridente deve ser música de alta qualidade!

Em mais um Natal penso no choro do menino Jesus e creio ter sido o tom para iniciar o cantarolar de milhares de anjos. Todo o Universo ouviu aquele choro! A noite se iluminou! Os animais se movimentaram mais alegres e a Estrela Guia surgiu do nada para iluminar os caminhos. Afinal, não era apenas mais um choro, era o som que vinha da boca de Deus, o Deus que de tão grandioso se fez pequeno e nasceu como um de nós!

Céus e terra passarão, mas aquele “choro”, a Palavra de Deus, permanecerá para sempre! (1 Pe 1.24)

Há outros choros nos natais dos dias de hoje! Choro do menino pobre sem presentes. Choro do menino rico que não se contenta com nada. Choro do solitário! Choro do enlutado! O Natal desperta as mais fortes emoções, sejam de alegria ou de tristeza. Quando a emoção nasce do verdadeiro Natal as lágrimas, ainda que acompanhadas de malancolia, limparão os olhos para uma visão mais clara e precisa.

O Menino que chorou na bem-aventurada Noite na cidade de Belém cresceu e voltou a chorar diante da morte, diante da injustiça das pessoas. Ele ofereceu toda a sua lágrima e todo o seu sangue para fazer nascer o sorriso do perdão.

Hoje ainda há um choro que é muito bem vindo. Não necessariamente de uma criança. Trata-se do choro do arrependimento e da fé. Em sua misericórdia, Deus providencia a cada um a chance de recomeçar através do perdão e sempre nos convida a uma vida de arrependimento e de paz.

Em Jesus temos o perdão, e no seu perdão acontece um Novo Natal, pois é nele que Jesus “renasce” em nossos corações, não em choro, mas em gargalhadas de alegria, pois há festa no Céu diante de cada pecador que se arrepende (Lc 15.7) – é ali que está o verdadeiro Natal.

Pastor Ismar Lambrecht Pinz

Três Vendas, Pelotas, RS

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Um Natal de alegria em Ribeirão Preto

A Igreja Luterana de Ribeirão Preto celebrou o Natal com um programação especial.  Realizada no dia 19 de dezembro, a celebração teve como nome Jesus é a nossa alegria.  Momentos da história do nascimento de Jesus foram lembrados com narrações, canções natalinas, poesias, encenação.  As crianças da escola bíblica participaram com poesias e uma canção.  Também as crianças do curso de inglês (oferecido pela Igreja com o objetivo de inclusão social) participaram com poesias e músicas natalinas em inglês.  Após o “Noite Feliz”, os presentes se abraçaram com votos de “Feliz Natal” e se reuniram para um momento de confraternização. 
Veja algumas imagens
Natal 10 RP ALGUNS DOS PARTICIPANTES


















AS CRIANÇAS DA ESCOLA BÍBLICA
 Natal 10 RP 4

ENCENAÇÃO
Natal 10 RP 5  

CANTO DAS CRIANÇAS DO CURSO DE INGLÊS
Natal 10 RP 8


















MOMENTO DO “FELIZ NATAL”
Natal 10 RP 12 

ENTREGA DO “PACOTINHOS PARA AS CRIANÇAS
Natal 10 RP 10