terça-feira, 26 de maio de 2015

Pátria Alienadora.

Neste mês de Maio, o Governo Federal teve aprovada a decisão de dar mais de 14 milhões de conversores digitais às famílias inscritas no Programa Bolsa Família. Conforme o próprio Governo, é um conversor de televisão supermoderno que vai suprir as necessidades das famílias. A princípio, cerca de R$ 130,00 cada conversor digital. Se são 14 milhões de lares que vão receber cada conversor, a conta é de apenas R$ 1.820.000.000,00 (Um bilhão e oitocentos milhões de Reais). Sim, quase dois bilhões de reais gastos para ter uma televisão com qualidade.
Um tapa na cara da sociedade. Só pode ser isto.  Um tapa naqueles que saíram às ruas, com as cores do Brasil, pedindo melhores investimentos, melhor educação, melhorias na saúde. Um tapa naqueles que passam as madrugadas frias nas filas do SUS para tentar conseguir uma consulta. Um tapa naqueles que viram o sonho da universidade virar pó diante da falência do FIES. Um tapa na cara daqueles que vivem num Brasil tão rico e ao mesmo tempo tão pobre e miserável. Rico em arrecadação. Pobre em aplicação.

Posso estar completamente errado. Tomara que sim. Mas estes quase dois bilhões do Governo Federal são um investimento na alienação. Não acho que a televisão seja a caixa do Diabo, como era dito antigamente. É claro que há cultura, informação e muita coisa boa na telinha. Mas ela pode alienar. Tanto faz os investimentos em educação ou em transporte público, desde que o galã beije a mocinha no final da novela. Tanto faz se vão ser punidos ou não os grandes corruptos da nação, desde que o futebol passe em HD. A pátria educadora não tem dinheiro para o FIES, mas para a televisão digital tem. E muito. Tomara que eu esteja errado. Mas até parece que o Governo faz questão de alienar seu povo! Pão e circo! Assim, há poucos questionamentos, pouco acesso à informação, poucas cabeças pensantes. O povo longe das decisões que lhe interessam.
Este mesmo cenário de alienação é retratado por volta de 730 a.C. Um povo alienado. Alienado de Deus. Com um pano de fundo de caos social e moral, bem semelhante ao nosso, Deus disse: “o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento” (Oséias 4.6). E não era conhecimento científico ou cultural. Faltava o conhecimento da Palavra, o conhecimento de Deus, fé. Alguma semelhança com nossos dias?
Então fica a dica: a falta de conhecimento cria alienação. Um bilhão e oitocentos milhões investidos em conversores digitais cheira a estratégia para alienar o povo brasileiro. Principalmente o povo simples e sem instrução. Cuidado com a alienação. Conheça a Verdade. Ou melhor, conheça “o Caminho, a Verdade e a Vida”. Jesus. O próprio Salvador disse: “Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8.31-32). Seja libertado da culpa. Seja libertado da aflição. Seja libertado da escravidão. Conheça a Verdade que transforma vidas. Conheça Jesus.
Pastor Bruno A. Krüger Serves