quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Reflexão: Religião e Política

Alguém certa vez disse: “Política e religião não se deve discutir”. Outro afirmou: “Religião e política não devem se misturar”.
Ambas as frases viraram ironia, pois política e religião, ao lado do futebol, são os assuntos sempre presentes nas rodas de conversa. Tais debates são positivos, em especial se forem discutidos em níveis construtivos. Porém misturar a religião com a política é um grande erro. Cristo jamais assumiu uma posição partidária.
Infelizmente tal erro tem sido comum na corrida pela presidência do Brasil.
No tempo de Jesus a situação política era bastante curiosa: o império romano havia invadido a Palestina e dominavam o povo. O Imperador (César) colocava um governador como representante no local (Pilatos) e para dar uma de bonzinho permitia que o povo tivesse um rei (Herodes), que na verdade tinha um poder muito limitado e que devia ser sempre submisso a César. O povo estava cansado dessa submissão.
Nessa efervescência partidária pedem para Jesus se posicionar, fazendo-lhe uma pergunta sobre o imposto. A pergunta foi: “é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador Romano (César)?
O texto escrito em Mateus 22.15-22 revela que Jesus sabia que se tratava de uma armadilha, pois se ele dissesse que era justo, o partido dos judeus ficaria contra ele. Se ele dissesse que não era justo, o partido ligado ao governo iria o prender.
Jesus então pergunta de quem era o desenho que havia na moeda. As pessoas prontamente disseram que era o desenho de César (imperador). Então diz a famosa frase: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.
Com essa frase Jesus não estava ficando em cima do muro, ele não estava apenas dando uma de esperto, mas estava estabelecendo a verdade de que política e religião não se misturam.
Um posicionamento partidário, como diz a palavra, é a favor de uma “parte” e não de “todos”. Cristo é para todos.
Na política, o cristão individualmente estabelece o ponto de contato, sendo sal e luz do mundo. Assumamos individualmente, com o voto, nossas convicções, mas certos de que nenhum ser humano é perfeito e digno de toda confiança (Sl 146).
Na religião, o dever daquele que proclama a Palavra de Deus é anunciar o nome de Jesus. Nele podemos confiar. Podemos não somente depositar nosso voto, mas toda a nossa vida em suas mãos (Sl 37.5).
Pastor Ismar Lambrecht Pinz

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Crianças (e adultos) fazem a festa em RP

Mais de 50 crianças e adultos participaram do Dia da Crianças Feliz 2010 na Igreja Luterana de Ribeirão Preto, SP, realizado no dia 17 de outubro.
Foi uma tarde de histórias bíblicas, cânticos infantis, brincadeiras, cachorro-quente, refrigerante e picolé.  E presentes para todas as crianças.
O evento, anual, tem um caráter missionário, voltado especialmente para crianças que moram nos bairros vizinhos.  Ao todo, participaram cerca de 30 crianças, sendo que cerca de 20 delas não pertencem à Congregação.
(Veja as outras fotos no álbum da Igreja: http://picasaweb.google.com.br/igrejaluteranarp/DiaDaCriancaFeliz2010 





domingo, 17 de outubro de 2010

Mais um mutirão…

DSC01009 Regularmente membros da Igreja Luterana de Ribeirão Preto realizam mutirões em suas dependências.
O último teve como objetivo organizar o salão de atividades múltiplas e, especialmente, preparar melhor dois espaços para atividades da Escola Bíblica Infantil. 
Foram colocadas prateleiras e estantes (veja no fundo da fotografia) fim de melhor separar os materiais das crianças maiores e das menores. 
Além disso, foram colocadas persianas em duas janelas. 
Por fim, foi dado mais um passo na jardinagem na parte externa do templo.
Participaram oito voluntários.