terça-feira, 24 de maio de 2016

O problema dos aposentados

Estamos diante de um problemão. Todos, aposentados ou que vão se aposentar. O alerta veio do novo ministro da Fazenda: “Temos que criar uma Previdência que garanta a aposentadoria para todos os que têm direito”. Um problema por causa de uma coisa boa. O tempo de vida do brasileiro aumentou bastante nos últimos tempos, 75 anos em média. É muita gente aposentada, e gente “nova”. A Previdência Social já anunciou um rombo de R$ 116 bilhões no final do ano. E agora? O jeito, então, é morrer mais cedo para não dar tanta despesa? Ou será que existe outra saída?

Existe outra saída. Junto com a sabedoria da matemática, das coisas lógicas e justas, o caminho também segue pela sabedoria no coração. É isto que lembra o Salmo 90: “Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseiras e aflições (...) Senhor, faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio”. Na hora de pagar as contas, não basta um cérebro sábio, inteligente no “dois mais dois são quatro”. Isto ajuda porque ninguém vive neste mundo sem o dinheiro contadinho. Mas, o que adianta ter uma boa aposentadoria e dinheiro na poupança, se não tiver o que diz o Salmo 90: “Dá-nos agora muita felicidade”.

Claro, dinheiro não traz felicidade, mas ajuda. Mas ajuda até ali. O que ajuda mesmo, com dinheiro ou sem dinheiro, bem ou mal aposentado, é o diz o Salmo 90 logo no começo: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio (...) Tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro”. Foi isto que Jesus também afirmou: “Não fiquem preocupados, perguntando: Onde é vamos arranjar comida? (...) O Pai de vocês que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso (...) Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas” (Mateus 6).

Viver bem e bastante tempo é um desejo de todos nós. Que os nossos governantes e políticos tenham sabedoria para resolver o problema da Previdência Social. Mas, viver sob o refúgio de Deus, isto depende de cada um.

Marcos Schmidt