terça-feira, 27 de maio de 2014

CORRUPÇÃO COMEÇA EM CASA

             Está chegando a Copa no País do futebol. Acho que desta vez a magia do futebol não vai mascarar os inúmeros escândalos financeiros deste país. É de grande repercussão mundial os estádios superfaturados. O jornal americano Washington Post é mais um a denunciar o jeitinho brasileiro de fazer a Copa. O exemplo foi o Estádio Mané Garrincha, justamente no Distrito Federal. Para variar, há denuncia de superfaturamento da reforma do estádio mais caro da Copa: R$ 43 milhões inexplicavelmente a mais no orçamento. Só isto. A Copa está evidenciando esta sangria desatada chamada corrupção.
            Com este pano de fundo estão os protestos. “Queremos o fim da corrupção” – é o grito do povo. Mas não dá para esquecer que a corrupção começa em casa e nas pequenas coisas. Corrupção não acontece apenas com aqueles de colarinho branco. Afinal, literalmente corrupção significa “usar meios ilegais para conseguir algo”. E aí todos entram no mesmo balaio dos corruptos: o aluno que cola na prova para passar de ano, aquele que está com pressa e estaciona na vaga destinada a cadeirante, aquele que oferece dinheiro para a Polícia Rodoviária o livrar da multa, o viajante que pede para superfaturar o recibo de almoço que será reembolsado pelo chefe, aquele que finge estar doente para não ir ao trabalho, aquela que fura a fila do SUS para ser atendida primeiro.
            Corrupção é comportamento humano. Vai desde a infância até o fim da vida. “Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias” (Mateus 15.19). Corrupção está no coração. Como diz o velho ditado: se quiser conhecer alguém, lhe dê poder e dinheiro. A corrupção fica famosa quando há poder e dinheiro. Mas a corrupção despercebida nas pequenas coisas não deixa de ser corrupção. O ser humano é corrupto. No pouco ou no muito. Corrupção começa em casa.
            Então fica a dica: o povo grita pelo fim da corrupção. Mas a mudança começa por cada cidadão que deixa de ser corrupto nas pequenas coisas, no seu dia a dia. Há um Deus que perdoa, cuida e transforma o coração corrupto: é Jesus. Ele é Salvador. Deixe-se transformar pela fé cristã. Deixe a Palavra de Deus lhe ajudar a não ser corrupto nas pequenas coisas. Deixe a Palavra de Deus transformar sua vida. Vai ser bem melhor!
Pastor Bruno A. Krüger Serves
CEL Cristo, Candelária - RS