quinta-feira, 25 de junho de 2015

Esfarelando Verdades


Edgar Morin é um francês que adora o Brasil e sua diversidade. Ele é filósofo, antropólogo e sociólogo. Um dos grandes nomes da filosofia atual. Um gênio. Um grande pensador. Arrasta multidões com suas palestras, livros e debates sobre educação. É referência internacional de conhecimento. Sua linha de filosofia é que todos os pensamentos precisam ser reformados, reformulados. É preciso esvaziar a cabeça e reaprender a aprender.
Em uma de suas obras, Educar na Era Planetária, Morin afirma que “a descoberta de que a verdade não é inalterável, mas frágil, constitui uma das maiores, das mais belas, das mais emocionantes do espírito humano. Num dado momento, é possível pôr em dúvida todas as verdades estabelecidas”. O grande filósofo da atualidade ensina que o prazer do conhecimento é esfarelar verdades e conceitos.
O problema do esfarelar conceitos e verdades é que a própria sociedade acaba sendo esfarelada. Lentamente, quase que impercebível. O debate na Assembleia Legislativa Gaúcha sobre a ideologia de gênero no Plano Estadual de Educação é exemplo disto! Esfarelar a verdade de que menino é menino e menina é menina é colocar na prática o pensamento de Morin em um plano oficial de um Governo! “São apenas crianças. Depois escolhem se vão ser meninos ou meninas”. E assim a sociedade vai esfarelando-se lentamente, juntamente com seus conceitos, verdades e sua própria natureza biológica.
        Mas há uma Verdade questionada a tempos. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (João 14.6). Jesus. Para alguns esta Verdade causa desconforto, inquietação, indiferença, rejeição, vontade de esfarelar. Para outros, esta Verdade é Vida, recomeço, consolo, orientação, força, salvação. O que esta Verdade é para você?
       Então fica a dica: cuidado com a filosofia de questionar todas as verdades. É claro que o questionamento é o combustível para os avanços na medicina, tecnologia e qualquer outra forma de conhecimento. Mas derrubar todas as verdades é até contraditório. Cria-se a grande verdade de que não há verdades! Jesus é a Verdade Divina que ninguém consegue esfarelar. Ao contrário, é Jesus quem esfarela nossa vida e a remonta, reconstrói e transforma. O que é esta Verdade para você?
Pastor Bruno A. K. Serves