quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

RELACIONAMENTOS DESCARTÁVEIS

             Nesta semana ouvi um pedido de casamento! Foi ao vivo, num programa de rádio. A ligação foi feita para a namorada com o pedido: casa comigo? A resposta, para o alívio de todos, foi: sim, caso sim!
            Vivemos em tempos que pedidos de casamento são artigos de luxo, raríssimos. Não que não haja amor e a vontade de construir uma família. O que falta é o compromisso e comprometimento. O costume é “juntar os trapos e vamos ver no que vai dar”. A era descartável parece que rege até mesmo os relacionamentos entre homem e mulher. Você é útil enquanto agradar ou causar prazer. Quando os problemas aparecerem, a barriga crescer ou a celulite aumentar, então já estará na hora de descartar e adquirir uma outra pessoa que, aliás, logo também vai tornar-se descartável. Assim tem sido com boa parte daqueles que se unem debaixo do mesmo teto sem o pedido de casamento, sem o compromisso firmado perante autoridades civis e perante Deus.
            Jesus fala desta união de um jeito diferente: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa. Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu” (Mateus 19.5-6). Jesus fala do casamento como uma união comprometida, do início ao fim. Um pouco diferente do que vemos ao nosso redor! Marido e mulher não são descartáveis, mas são companheiros que Deus nos deu para o resto da vida. Juntos, marido e mulher constroem um lar, uma história de vida, uma família reunida ao redor da mesa. Nada deve separar esta união, mas tudo deve servir para aproximar o casal de Deus.
            Então fica a dica: nestes tempos de muitos ajuntamentos instáveis, pedido de casamento é artigo de luxo. É preciso aplaudir aqueles que buscam a união civil e religiosa, aqueles que estão comprometidos na formação de uma nova família. Nunca é tarde para isto acontecer. A Igreja Luterana está sempre de portas abertas para aconselhar, orientar e lutar juntos por casais que não querem um relacionamento descartável, mas sim um relacionamento baseado no amor, na compreensão, no perdão e no simples envelhecer juntos.
Pastor Bruno A. Krüger Serves

Nenhum comentário:

Postar um comentário