sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Votar é um Dom Divino

    

“Não existe nenhuma autoridade sem a permissão de Deus”, escreve o apóstolo Paulo na carta aos romanos. Diz isto sob a impiedosa ditadura do Império Romano. Se hoje podemos escolher nossos governantes e legisladores num regime democrático, certamente estamos mais próximos à vontade daquele que “é Rei e governa todas as nações” (Salmo 22.28).
     A Bíblia fala dos deveres e direitos das autoridades políticas, condena injustiças, opressão e tirania, sem defender um sistema de governo – monarquia, democracia ou outra configuração. No entanto, a democracia tem um jeito parecido com maneira de Deus governar, ao dar liberdade de escolhas com responsabilidades e consequências.

     Na compreensão deste princípio, de que a instituição do poder político vem de Deus – num mundo que precisa de gente que manda e de gente que obedece – percebe-se o significado das urnas: votar é um dom divino. Por tabela, Deus escolhe pessoas por nossas mãos. Se os governos não cumprem o seu dever, isto fica na conta deles e um dia terão que prestar satisfação ao Criador.
      Assim, longe de nós o uso indevido do poder das urnas. Também nosso compromisso na política não fica apenas na hora do voto. Afinal, somente um país bem governado oferece condições ao grande propósito divino, “que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade” (1 Timóteo 2.4). A injustiça, a fome, a guerra, a ignorância, a desobediência, a imoralidade, a violência, enfim, o caos numa sociedade, além de desagradar o Criador, dificulta a sublime tarefa de “preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo” (Efésios 4.12).  
     Não por nada que o apóstolo recomenda: “Orem pelos reis e por todos os que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com todo o respeito a Deus e agindo corretamente” (1 Timóteo 2.2). Neste momento, a recomendação é outra: “Orem pelos eleitores para que possam escolher bons governantes”.


Marcos Schmidt - pastor luterano
marsch@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário