terça-feira, 12 de maio de 2015

Pulando Etapas


Deve ser recompensador e agradável viver uma aposentadoria feliz. Colher os frutos de uma vida inteira de trabalho. Para alguns, morar numa casa bacana, aconchegante. Poder andar num bom carro, potente, confortável. Poder viajar, desfrutar de longos dias à beira mar ou curtir um friozinho comendo foundue com um bom vinho e sem preocupação. Tudo fruto de décadas de trabalho e economias. 
 
Sabe o que tenho reparado? Que alguns jovens querem pular etapas. Já querem desfrutar das alegrias da aposentadoria. Observam com inveja os senhores que têm um carro melhor, uma casa melhor, um padrão de vida melhor. Querem isto para eles. Já querem ter o carrão top do ano. Já querem ter a melhor casa no melhor bairro. Querem ostentar algo que a vida ainda não oferece. Querem pular etapas.
 
Quem quer pular etapas precisa lembrar de algo. Os mesmos senhores do carrão e da casona já passaram necessidade. Já viveram de maneira humilde. Moraram em casa cheia de frestas que faziam arder ainda mais o inverno. Bebiam refrigerante uma vez ao ano, no natal. Carregavam seus cadernos para a escola em sacos plásticos do Açúcar União. Aprenderam mecânica na prática, com seus Corcéis, Brasílias e Fuscas. Se hoje tem uma vida confortável, é porque não viveram só na sombra.
 
Tudo tem seu tempo. Não adianta querer pular etapas. E alguns jovens, acelerados pelo consumismo, querem ter o que a vida pode lhes oferecer só daqui a uns 30 ou 40 anos. Cada passo de uma vez. Não é à toa que Deus diz: “Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião” (Eclesiastes 3.1). Há tempo de suar, trabalhar, conquistar. Há tempo de desfrutar, alegrar o coração, curtir os frutos do trabalho.
 
Não há como pular etapas, especialmente uma. Crer em Jesus, “o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (João 14.6). Uma vida regrada, apegadas a amuletos espirituais e seduzidas por conversas religiosas macias. Sem Jesus, toda esta parafernália espiritual é nada. Estar sem Jesus é tentar pular etapas. Estar com Jesus é ter o céu aberto. É ter neste Deus real o perdão, o consolo, a força, a esperança, a salvação.
 
Então fica a dica: não adianta tentar pular etapas. Tudo tem seu tempo. Tempo de trabalhar, suar, conquistar. Tempo de aproveitar os frutos de uma vida de trabalho. Tempo de se arrepender. Tempo de crer em Jesus como Deus. Tempo de ser transformado por este amor incondicional. Não pule etapas. Jesus. É dele que você precisa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário